top of page

Organização simplificada para o ambiente e tarefas das crianças

Atualizado: 5 de jun. de 2019

Como organizar a rotina e o ambiente da sua casa para estimular a segurança e autonomia do seu filho domlexico .


Artigo escrito para o blog do projeto Domlexia.


O nosso cérebro tem um potencial enorme de criatividade e desempenho mas acabamos por muitas vezes usando ele para coisas simples do nosso dia a dia que podem ser terceirizadas e abrir espaço para aquilo que realmente importa.

Eu costumo brincar que organizar não é importante. Acredito que importante mesmo é viver, trabalhar, aprender, criar e estar com quem a gente ama. E para nos entregarmos de corpo e alma para essas experiências, a vida (a casa, a agenda e a mente) precisa estar organizada! (risos)

Pensando em ajudar o dia a dia dos pais a ser mais prático e organizado e ajudar a desenvolver a autonomia nos filhos, eu  preparei algumas dicas simples que podem (e vão) fazer toda a diferença na rotina de vocês.


Vamos lá:



Organizando o tempo e os compromissos do seu filho:


1 -  Se você é adepto (a) ao uso do celular como ferramenta, inclua na sua agenda os compromissos escolares do seu filho. Coloque tudo lá: calendário de aulas, provas, atividades especiais, entrega de trabalhos, datas comemorativas e o que mais você precisar. Escolha uma cor diferente para esses compromissos para te ajudar a separar o que é compromisso da criança, de trabalho ou pessoal. Programe um alarme para te lembrar das coisas importantes.


2  - Se você é mais analógico, vai preferir a agenda de papel e aqui, vale a mesma premissa do celular. Inclua todos os compromissos e procure usar uma caneta com uma cor que diferencie. Cheque diariamente os seus compromissos do dia seguinte para poder lembra-lo de estudar ou ajudar na entrega de algum trabalho ou atividade específica.

Isso ajudará você a acompanhar de pertinho a rotina do seu filho e apoiar ele para lembrar dos compromissos e entregas da escola, além de deixá-lo mais seguro.


3 - Não deixe ele acumular tarefas. Todos os dias, é bom dar uma revisada na matéria. Isso ajuda a fixar o conteúdo e não sobrecarregar na semana de provas ou entrega de trabalhos.


4 - Monte uma tabela / calendário visual com as disciplinas de cada dia da semana, calendário de provas e eventos importantes (como viagens, consultas médicas, etc).

Desta maneira, a criança vai criando autonomia e começando a gerenciar suas atividades, diminuindo o stress e ansiedade.


5 - Incentive a criança a separar o uniforme e o material escolar na noite anterior à aula. Economiza tempo na hora de se arrumar de manhã.


6 - Faça um cardápio da semana para os lanches e tente deixar adiantado o máximo possível. Corte as frutas, monte e embale o sanduíche e deixe tudo na geladeira. Desta maneira, se você não estiver de manhã em casa, fica mais fácil para o seu filho pegar tudo, colocar na mochila e sair. 



Organizando o ambiente com eles e para eles:


1 - Crie um ambiente amigável, que seja favorável à concentração. No local de estudo, o ideal é que seja dedicado à isso, sem brinquedos, TV, espelho ou elementos que possam distraí-lo.



2 - Cada coisa em seu lugar. Dê “casas” para cada objeto do seu filho e faça isso junto com ele. O lugar das coisas deve fazer sentido para o dono delas e não ser imposto.

Desta maneira, a criança se sente confortável e participando daquele ambiente.


3 - Dê nome para essas “casas” utilizando etiqueta. Faça isso de forma criativa e lúdica para que a referência seja assimilada de maneira natural pela criança.

Por exemplo: na gaveta de material escolar, você pode colar um adesivo com o desenho de um lápis. Na gaveta de camisetas, desenhar uma e assim por diante…


4 - Deixe tudo o que ela precisa ao acesso dela. Livros, brinquedos, roupas.. quanto mais autonomia a criança tiver, melhor.


5 - Brincou (usou), guardou. Essa premissa vale para todos os moradores da casa para que a bagunça não se instale. Se organizarmos a cada brincadeira, não pesa pra ninguém.


6 - Crie recompensas. A cada semana que ele cumprir com 100% das tarefas você pode presenteá-lo com algo que ele goste. Valorizar os momentos que a criança dedica para organizar os brinquedos, fazendo elogios e mostrando que ela foi capaz de executar muito bem aquela tarefa.


Espero ter te ajudado e que alguma dessas dicas sobre organização ajude a melhorar o dia a dia da sua família.




Um abraço e até a próxima!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page