top of page

Ambientes Multiuso - Inspirações para otimizar os espaços da sua casa

Atualizado: 10 de out. de 2018

Com espaços cada vez mais compactos, a ideia é aproveitar cada cantinho para ganhar funcionalidade sem deixar o charme e a sua personalidade de lado.



Hoje em dia os espaços estão cada vez menores, os apartamentos mais compactos e a gente querendo economizar e aproveitar melhor cada metro quadrado, não é mesmo? O segredo para essa conta fechar é usar a criatividade, pesquisar referências, testar e mudar sem medo de ser feliz! Uma simples mudança de um móvel de lugar já vai mudar a energia da sua casa.


Antes de começar a falar sobre os ambientes vou deixar uma dica que eu considero básica para quem não tem muito espaço (e pra quem tem também hehe). Comece pelo desapego. Escolha um ambiente da casa para começar e descarte tudo aquilo que não te representa mais, ou que está quebrado, ou que não tenha utilidade para você neste momento. Seja honesto com você mesmo durante este processo.


Após essa etapa ter sido concluída você vai saber o quanto de espaço você realmente tem disponível. Se mesmo assim você precisar otimizar ainda mais, vá em frente sem medo e abuse dos espaços e móveis multiuso. Está sem ideia ou não sabe por onde começar? Veja algumas ideias:


Quarto + home office:

Se você divide a casa com mais pessoas, esta é uma solução perfeita. Uma pequena mesa lateral pode ocupar o lugar do criado mudo (e fazer o papel dele) no quarto e virar um super espaço gostoso para estudar, trabalhar ou resolver pequenas pendências do dia a dia. Normalmente o quarto é um ambiente mais silencioso do que o restante da casa e isso é uma vantagem

para poder se concentrar.




Sala de estar + sala de jantar

Um casamento clássico que já dá certo há muitos anos, esse modelo de união é um sucesso porque integra as principais áreas da casa, deixa o ambiente mais amplo, melhora a circulação e a interação entre os moradores da casa. A dica para dividir os ambientes é usar pisos ou tapetes diferentes, cores nas paredes ou até móveis como um sofá ou aparador.




Sala de estar + Home Office

Uma mesa ou uma escrivaninha pequena pode ser colocada numa das paredes da sala e se tornar um cantinho de estudos. O importante, no caso dos home offices é que eles sejam bem iluminados. Se na sua casa não entra muita luz natural, use e abuse de abajures.





Sala de jantar + Cozinha

Integrar a sala e a cozinha já é uma prática que vem sendo utilizada há alguns anos por arquitetos e além de otimizar espaços, aumenta os momentos de convivência, unindo a família e os amigos entre visitas e cozinheiros. Além disso, em muitos casos, unindo os ambientes, você melhora a luminosidade e circulação dos espaços.

Importante conciliar os interesses de todos os moradores da casa que utilizam o cômodo.





Espero que você esteja mais inspirado agora aproveitar melhor os espaços da sua casa! Mas se você ainda não sabe por onde começar, pode me chamar para te ajudar com ideias, projetos e até mesmo colocando a mão na massa na mudança e decoração da sua casa!


Um beijo e até a próxima!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page